Ícone do site Prominp

Como Tirar Fotos Incríveis da Lua com seu Celular Samsung

Tirar fotos da Lua parece uma missão dada ao fracasso: falta de foco, nitidez e luz são alguns dos problemas mais comuns para registrar esse momento natural e tão bonito. No entanto, modelos de celulares da Samsung oferecem recursos que são capazes de capturar este satélite em alta qualidade.

Com algumas dicas práticas, é possível tirar fotos da Lua que impressionam, sem a necessidade de câmeras profissionais ou equipamentos caros. A seguir, confira algumas dicas para a sua foto da Lua sair perfeita com o celular Samsung.

Estabilize o Celular

A estabilidade é fundamental para fotografias noturnas, especialmente da Lua. A menor vibração pode desfocar a imagem e comprometer a qualidade. Para evitar esse problema, utilize um tripé, garantindo que o celular fique ainda mais estável. Dica extra: use use o temporizador da câmera ou um disparador remoto para minimizar os movimentos.

Ative o Modo Pro

Os celulares Samsung atualmente contam com o chamado Modo Pro – uma ferramenta poderosa que ajuda na captura de imagens mais difíceis. Esse modo permite ajustar manualmente diversos parâmetros, como a velocidade do obturador, o ISO e o foco.

Para fotografar a Lua, configure o ISO entre 100 e 200 para evitar ruídos e mantenha a velocidade do obturador entre 1/60 e 1/250, dependendo das condições de luz.

Use o Foco Manual

O foco automático pode ter dificuldades em reconhecer a Lua como o ponto principal de interesse, resultando em fotos desfocadas. Por isso, é importante utilizar o foco manual.

Ajuste diretamente o foco na Lua, para garantir que a imagem capturada tenha o máximo de nitidez possível. Dica: esse ajuste manual é ainda mais importante em dias em que há nuvens.

Explore o Zoom Óptico

O zoom óptico encontrado em modelos como Galaxy S23 Ultra e S24 Ultra pode chegar a 10x sem comprometer a qualidade da imagem. Esse tipo de zoom utiliza as lentes do aparelho para aproximar a imagem sem “esticar” os pixels, ao contrário do zoom digital. Ainda assim, é importante usar esse recurso com cautela, seja sozinho ou com o modo Híbrido, a depender do modelo.

Desligue o Flash

Por mais que possa parecer útil, o uso do flash para fotografar a Lua é desnecessário e até prejudicial. Com a distância do satélite para a Terra, o flash não tem qualquer impacto na imagem e ainda pode gerar um brilho excessivo.

Use o Formato RAW

Para quem busca a máxima qualidade e pretende editar a foto posteriormente, configurar o celular para salvar as imagens no formato RAW é uma excelente ideia. Diferente do JPEG, o RAW mantém todos os dados capturados pelo sensor da câmera, permitindo uma edição mais precisa.

Estas dicas para usuários de telefones Samsung torna a tarefa de tirar fotos da Lua ainda mais fácil. Assim, uma noite bem iluminada e bonita não passará despercebida nas próximas vezes!

Sair da versão mobile