Ícone do site Prominp

Emoji de polegar para cima está com os dias contados: “passivo-agressivo”

Nos últimos anos, o emoji de polegar para cima (👍) passou por uma transformação de significado. O que até então era visto como um símbolo de aprovação ou “ok” passou a ser visto e interpretado como algo passivo-agressivo em determinados contextos.

Essa nova interpretação gerou discussões nas plataformas online, que destacam a diferença geracional do uso deste emoji. A seguir, entenda melhor este cenário.

O novo significado do polegar para cima

Originalmente, o emoji de polegar para cima era uma maneira prática e rápida de confirmar uma mensagem ou indicar que estava tudo bem.

Contudo, discussões online revelam que o público mais jovem, em especial a Geração Z, enxerga este símbolo algo algo frio e/ou hostil. No Reddit, por exemplo, usuários apontam que o uso frequente desse emoji, principalmente em ambientes profissionais, pode transmitir a sensação de desinteresse ou desdém, ao invés de uma resposta positiva.

Gerações e suas preferências de emojis

Restauração de Celular Motorola de fábrica

Apontado como uma diferença geracional, este “problema” de comunicação é frequentemente usado pela Geração X e Millenals, mas evitado pelos mais novos. Enquanto isso, estudos apontam uma possível substituição para o símbolo do “legal”.

Acontece que emojis como o coração (❤️) ou o gesto de mão levantada (🙌) estão substituindo o polegar para cima em interações digitais. Esses emojis são vistos como mais emocionalmente expressivos e apropriados para demonstrar apoio ou concordância de maneira mais calorosa.

Emoji com os dias contados?

Apesar dos jovens estarem cada vez menos usando este emoji, o polegar para cima já pode ser considerado um clássico na linguagem da internet. No Facebook e YouTube, por exemplo, este recurso ainda é o formato de curtir algum conteúdo.

No entanto, não é possível descartar a possibilidade de que, à medida que a linguagem dos emojis evolui, é possível que o emoji de polegar para cima seja progressivamente substituído por símbolos que transmitam mais calor ou empatia, especialmente em conversas pessoais.

Sair da versão mobile