Ícone do site Prominp

O que fazer caso a bateria do seu celular esteja descarregando muito rápido

A bateria do telefone descarregar rapidamente é uma reclamação comum entre usuários ao redor do mundo. Esse desgaste acontece por vários motivos – tanto pela vida da bateria, quanto hábitos de uso que podem afetá-la diretamente.

Felizmente, existem algumas medidas que conseguem minimizar este problema, prolongando a carga por mais tempo. A seguir, confira dicas práticas para resolver e melhorar o desempenho da bateria do seu smartphone.

1. Saiba o que consome mais energia

As baterias costumam acabar mais rápido devido aplicativos que continuam ativos em segundo plano. Redes sociais, jogos e streaming são os principais “vilões” neste sentido.

Tanto no Android quanto no iOS, é possível identificar quais são os apps que causam isso. A dica é desativas ou desinstalar o que não são essenciais, ou configurá-los para não funcionarem quando estiverem em segundo plano.

2. Evite recursos desnecessários

O brilho da tela consome muita bateria. Por isso, é recomendado deixá-lo no ajuste automático, onde a luz se adapta a diferentes ambientes.

Foto: Canva

Além disso, desative funcionalidades que consomem energia quando não estiverem em uso, como Wi-Fi, Bluetooth, GPS e dados móveis. Configurar o bloqueio automático da tela após alguns segundos de inatividade também ajuda a economizar energia.

3. Economia de Energia

Como o próprio nome já diz, o modo Economia de Energia ajuda a poupar ainda mais a bateria.

Dica extra: outra medida útil é habilitar o modo escuro (Dark Mode), disponível na maioria dos aparelhos. Em telas OLED, ele reduz significativamente o consumo de energia ao exibir tons escuros.

Quando a bateria se torna preocupante?

Apesar dessas dicas, o descarregamento rápido da bateria pode ser um verdadeiro problema para a vida útil do aparelho. Por isso, preste atenção no andamento do seu smartphone.

Antes de considerar a troca do aparelho, leve o celular a uma assistência técnica autorizada para avaliar a necessidade de substituição da bateria ou realizar um diagnóstico mais aprofundado. Evite tentar consertos por conta própria para não danificar ainda mais o dispositivo.

Sair da versão mobile