Ícone do site Prominp

Especialista dá dicas para melhorar as configurações do som do Spotify

som do Spotify

Som do Spotify

Além de playlists personalizadas e recursos como o Wrapped, o Spotify oferece diversas configurações de som que permitem ajustar o áudio de acordo com preferências individuais ou ambientes específicos. Você sabia?

Essas ferramentas estão disponíveis em dispositivos móveis, desktops e outros sistemas, sendo fáceis de configurar, segundo especialistas. A seguir, explicamos como cada recurso funciona e como aplicá-lo no seu dia a dia para obter o melhor som do Spotify.

Por que personalizar o som do Spotify é importante?

Personalizar som do Spotify

O Spotify permite que os usuários adaptem a reprodução de músicas às suas necessidades, seja para momentos tranquilos ou atividades intensas.

As configurações de som do aplicativo, por outro lado, desempenham um papel importante para oferecer uma experiência mais imersiva e confortável, segundo especialistas gringos.

Por exemplo, ao ajustar o som do Spotify para ambientes diferentes, você pode obter mais clareza em um local silencioso ou priorizar volume em locais barulhentos.

Além disso, o uso do equalizador e a personalização da qualidade do áudio acabam ideais para otimizar estilos musicais específicos, bem como se adequar à sua conexão de internet, especialmente para quem quer evitar gastos extras com dados móveis.

Ajuste o volume base e a qualidade de áudio

Ajuste o volume base

O recurso de volume base no Spotify é uma das configurações mais úteis para quem gosta de ouvir música em diferentes contextos.

Com três opções — Quiet, Normal e Loud —, é possível adaptar o som a qualquer situação.

Quiet, por exemplo, é perfeito para ambientes silenciosos, pois deixa o áudio mais limpo e menos invasivo. Já a opção Loud acaba ideal para locais barulhentos, como academias, mas pode comprometer a qualidade do som.

A qualidade de áudio também é um ponto-chave. No Spotify, você pode selecionar entre níveis como Low, Normal, High e Very High (disponível apenas para usuários Premium).

Isso acaba especialmente útil para quem deseja economizar dados móveis em conexões fracas ou aproveitar cada detalhe sonoro em uma rede Wi-Fi estável.

Ambas as configurações podem ser ajustadas facilmente no menu “Configurações” do aplicativo, tanto em smartphones quanto em desktops.

Explore o equalizador para mais controle

Explore o equalizador

Por fim, além das categorias citadas acima, para quem busca mais precisão no ajuste de áudio, o equalizador do Spotify acaba como um recurso indispensável.

Ele permite controlar frequências de som como graves, médios e agudos, seja por meio de ajustes manuais ou por predefinições baseadas em gêneros musicais.

Por exemplo, com ele é possível aumentar os graves para estilos como hip-hop ou realçar os agudos para músicas clássicas.

O acesso ao equalizador também acaba simples em dispositivos móveis (iOS e Android) e desktops, mas não está disponível na versão para Mac.

Nesse caso, é necessário recorrer a aplicativos de equalização externos. Além disso, o Spotify permite redefinir as configurações para o modo “Flat”, caso o usuário queira retornar ao som original.

Sair da versão mobile