A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, introduziu uma nova função que funciona como transcrição de mensagens de áudios para texto automaticamente no aplicativo. Você sabia?
A novidade, disponível para Android e iOS, promete melhorar a experiência do usuário, assim como oferecer acessibilidade a quem não pode ouvir áudios em determinados momentos ou prefere ler o conteúdo das mensagens.
Como funciona a nova função de transcrição de áudios no WhatsApp?
A transcrição de mensagens de áudio do WhatsApp foi integrada ao aplicativo recentemente e elimina de vez a necessidade de ferramentas externas para isso.
Para utilizá-la, basta:
- Atualizar o WhatsApp para a versão mais recente;
- Ao receber um áudio, tocar no ícone de transcrição ao lado da mensagem.
O aplicativo converte o áudio em texto usando tecnologia de reconhecimento de voz.
O texto transcrito, por outro lado, aparece logo abaixo da mensagem, e o usuário pode revisá-lo ou editá-lo para corrigir possíveis erros.
Além disso, o conteúdo pode ser copiado, salvo ou compartilhado, o que o torna ideal para manter registros ou compartilhar informações importantes com facilidade.
Benefícios da nova função do WhatsApp
A nova funcionalidade torna o WhatsApp mais acessível para pessoas com deficiência auditiva. Isso acontece porque ela permite que elas compreendam áudios sem precisar ouvi-los.
Além disso, a transição de áudios no app acaba útil em situações em que ativar o som não é viável, como em reuniões, locais barulhentos ou no transporte público.
Outro benefício é a praticidade de buscar informações em mensagens antigas.
Em vez de reproduzir áudios repetidamente, os usuários podem consultar o texto transcrito rapidamente para localizar detalhes específicos de uma conversa, por exemplo.
Tecnologia por trás da função e como ativá-la na transcrição de áudios no WhatsApp
Por fim, vale lembrar que a função de transcrição de áudios utiliza a Meta AI, inteligência artificial da Meta, que tem sido cada vez mais implementada no WhatsApp.
Além disso, a plataforma incorporou o sistema Gemini, do Google, para aprimorar pesquisas em conversas e oferecer recomendações personalizadas.
Assim, para ativar a funcionalidade, é necessário garantir que o aplicativo esteja atualizado para a versão mais recente, disponível na Google Play Store ou na App Store.
Caso o recurso ainda não esteja acessível, ele pode estar limitado a algumas regiões ou depender da ativação do Meta AI na conta.
Você também pode gostar de ler: Novo recurso do Whatsapp pode resolver um GRANDE problema de muitos usuários do app